terça-feira, 30 de março de 2010

Alerta aos Ambientalistas

Em se falando no lixo...

A qualidade de vida na contemporaneidade é diretamente proporcional à quantidade de supérfluos que se pode consumir.Por isso, quanto mais qualidade de vida, mais supérfluos, e mais "rico" o lixo.

Com essa premissa contemporânea, bom verificar a "qualidade" de seu lixo,que pode ser mais "rico" que você pensa!!

Em se falando da campanha "Saco é um Saco" do Ministério do Meio Ambiente...

As belas sacolas, ditas ecológicas, da campanha governamental, já estão sendo usadas, porém, dentro delas os produtos adquiridos ficam bem separados e cuidadosamente acondicionados dentro de sacolas pláticas, aquelas mesmas que a campanha tenta suprimir!!
A explicação, ou a desculpa, é que assim a sacola não suja, nem mistura os cheiros.
Em algum lugar está faltando inteligência!

Por falar em poluição do ar...

Aqui em Paracatu MG, temos visto todos os dias à beira da BR 040, cerca de 15 caminhões-cegonhas em média, abarrotados de carros Zero Km, POR DIA!! Sempre em direção a Brasília,DF. Veremos até quando a capital federal aguenta.

30 comentários:

  1. Medidas superficiais como "o saco é um saco" realmente só servem para ridicularizar esses métodos brasileiros de resolução de problemas. Conscientização ambiental só se consegue educando, ou seja, é na escola, é lá nas primeiras fases escolares onde novas gerações poderiam aprender que lugar de lixo é no lixo, e que tudo pode ser reaproveitado. E isso não só deve ser feito na escola como também deve ser uma educação familiar... Como será feita essa conscientização pelos futuros pais e mães dessa nova geração?

    ResponderExcluir
  2. 9º ano 1 - nº 28.

    1º assunto:
    Se as pessoas tivessem noção do mal que fazem... Essa grande quantidade de lixo, poderia ser transformada em arte, cultura. Se tivéssemos adotado essa prática, essa transformação, tempos atrás, teríamos lindos “Museus do Louvre” nas casas das pessoas!

    2º assunto:
    No final de tudo, a campanha “Saco é um Saco” resultou em nada. Se as sacolas adquirirem cheiros, por mim pouco importa: Quero somente um futuro arbóreo, com água potável e ar respirável para mim, meus filhos, netos e bisnetos.

    3º assunto:
    Continuando nesse ritmo os visitantes assim como os moradores de Brasília, em breve, verão a formação da crosta de fumaça dos combustíveis dos automóveis. Eles irão sentir na pele o preço do desenvolvimento econômico-social sem agregar o ambientalismo e a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  3. jessica soares 9º ano 1 - nº 1412 de setembro de 2010 às 08:34

    1ºassunto
    se a humandade tivesse noçao do mal que esta causando ao planeta...A grande quantidade de lixo que produzimos hoje poderia ter se transformado em obras de arte no passado atrves do artesanato.

    2ºassunto:
    afinal a campanha "saco é um saco" acabou resultando em nada,pois se os sacos possuem chero ou nao pouco inporta o imporatnte mesmo e q as geraçoes futuras tenhao arboreo,agua potavel e um ar respiravel para uma melhor qualidade de vida.

    3ºassunto
    se continuar nesse ritmo nao so a populaçao de Brasilia,DF como a populaçao da cidades vizinhas em breve começarao a perceber a formaçao das crostas de fumaças vindas dos combustiveis,assim sentirao na pele por nao se desenvolverem economicamente-social agregando o ambientalismo e a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  4. gosteii.....depois posto meu comentario estou tentando melhora-lo e parabens winnetou

    ResponderExcluir
  5. THAYNÁ B. TURMA:NONO VICTOR HUGO NUMERO:39
    PRIMEIRO ASSUNTO:Se a população tive noção do mal que faz a natureza com o mote de lixo jogado fora,mais que esse lixo todo poderia ser reaproveitado e virar ate mesmo uma linda obra de arte e poderia tambem traze muitos empregos e agudar milhares de pessoas pobres e carentes . o lixo que pode virar artesanato e mao-de-obra para milhares de pessoas.

    SEGUNDO ASSUNTO:Essa campanha que diz "saco é um saco" não adianta de nada pois as tais sacolas ecologicas não fazem nad alem de fazer com que os cheiros se misturem mais quem esta preocupado com o cheiro nos queremos mesmo e salvar nosso planeta e o meio ambiete não vedar os cheiros para que não se misturem,queremos mesmo e ter qualidade de vida para nos e nosso futuros herdeiros.

    TERCEIRO ASSUNTO:Se todos continuarem assim como em Brasila,DF,com milhares de caros que degradam cada vez mais o ar e que daqui a pouco vão ate forma crostas de fumaça ai as pessoas veram o mal que estão causando a si mesmas e quem sabe ai sera tarde demais ese arrenpenderam por não se desenvolverem ecomonicamente-social agregando medidas ambientais e sustentaveis.

    ResponderExcluir
  6. ' Nathan ( 9°1 - Victor Hugo ) N° 29

    Sabemos que grande parte das pessoas não separam o lixo em papel, vidro, plástico, alumínio, etc , pois pensão que é uma frescura e que não precisa disso, mas será que depois que o mundo acabar elas terão tempo?
    Como aprendemos no livro " Os Miseráveis ", uma boa ação gera outra, assim se cada um colaborar, já será o bastante. Ações benéficas para o mundo e para nós vão fazer grande diferença.
    Deveríamos mesmo é perceber que o mundo não durará para sempre, mas com nossa colaboração quem sabe?

    ResponderExcluir
  7. igor ribeiro 85

    se a população de brasilia cotinuar a cidade não vai aguentar mais com a poluição do ar. se as pessoas não pensarem os rios os mares do planeta terra ficarão todos poluídos de lixo.portanto é necessário cuidar do nosso planeta e as pessoas pensarem nele támbem.

    ResponderExcluir
  8. ' Nathan ( 9° 1 - Victor Hugo ) N° 29

    Enquanto as sacolas, prefiro as plásticas, pois elas poderão ser recicladas e usadas novamente.

    O ar em nossa cidade e país, a cada dia vai ficando mais seco, devido as fumaças de carros, de cigarros e queimadas, que nos afeta e nos levará a morte.
    Intão poluindo menos e preservar mais só terão a ajudar. :D

    ResponderExcluir
  9. Jéssica Aparecida nº 13 ( 9º 3 )

    Se tivessemos consciência do quanto estamos poluindo, talvez o mundo nao seria assim.
    È preciso que tenhamos noção dos perigos que estamos causando ao meio ambiente e a nós mesmos.
    A poluição do ar, é hoje um fator altamente prejudicial a natureza. E a culpa de tudo isso é nossa. Porque não cuidamos e deixamos que o Planeta caia em decadência.
    O Poder de cuidar da natureza está em nossas mãos.
    Cabe a nós tomar a decisão certa.

    ResponderExcluir
  10. Laura Sant'Ana nº21 9º1

    A pessoas não estão ligando para essas questoes ambientais, elas pensão em si próprio e ainda mais, querem apenas lucrar com beneficios que faz bem a sociedade e prejudica a NATUREZA!

    Na minha opiniao essas sacolas ecologicas nao fasem muita diferença pois, ninguem vai querer gastar seu proprio dinheiro pára comprar uma sacola sendo que que no ''Supermercado'' eles dão de graça!

    Quando essas cidades vozinhas começarem a desconfiar do mal que eles fasem as pessoas e a si mesmo vai ser tarde de mais para voltar atrás.

    ResponderExcluir
  11. o seu comentario foi muito bom concordo perfeitamente essa ideia da sacolae uma coisa que for levar em conta ja tinha acabado com a populaçao carolinne n10 7serie 2

    ResponderExcluir
  12. discupa a dijitaçao saiu errada eu queria falar que o seu comentario foi muito bom eu concordo com tudo .se essa ideia da sacola fose realmente boa nao esistiria poluiçao .entao vamos pençar em soluçoes melhores para omeio ambiente.carolinne 7serie2

    ResponderExcluir
  13. Gabriel Lopes n° 8 9° 118 de setembro de 2010 às 03:03

    Sobre o meu ponto de vista isso da campanha "saco é um saco " é um saco mesmo por que esas sacolas nao amenizam nada, pois você acha que por que a sacola é ecologica e tudo mais os brasileiros vão se concientizar de jogar ela no lixo ?
    Pra mim na verdade o certo seria que criassem novas leis em relação a poluição que nos brasileiros causamos, mas tambem como diz mãe educação vem do berço, sendo assim as famílias deveriam se concientizar e explicar seus filhos o que é certo o que é errado e que lugar de lixo é no lixo.

    ResponderExcluir
  14. Vanessa Oliveira Rabelo , n°42 9°1


    1 ° assunto :
    Qualidade de vida é um quesito que todos queremos adquirir,mas para isso devemos pensar nas consequências em que tal pode causar,
    portanto,será que se todos juntos colaborarmos com o meio ambiente, preservando-o, reciclando e reutilzando os lixos,
    não podemos sim,ter uma ótima qualidade de vida?


    2° Assunto :
    No meu ponto de vista,a campanha '' Saco é um Saco", foi uma total perca de tempo, pois vários lugares ainda não adquiriram esse processo, mas também o que adiantaria adquirir ,se para usarem essas sacolas ecológicas necessitam ainda sim das sacolas plásticas ?
    As pessoas não devem se preocupar com o mal cheiro e sim ,com os danos que sacolinhas plásticas estão causando !

    3° Assunto :
    Será que Brasilia, irá aguentar por muito tempo , esse ritmo de poluição atmosférica..
    Não vai demorar muito tempo para que isso aconteça , não é só Brasilia que vai sofrer sérias consequências, várias outras cidades também , pelo fato
    de estarem pensando somente na questão lucrativa, e não percebendo que o meio ambiente deve ser tratado com carinho , e não desgastando- o .

    ResponderExcluir
  15. Vanessa Oliveira Rabelo , n°42 9°1
    (WINNETOU ,ME DESCULP, ESTE SEGUNDO COMENTÁRIO É O CORRETO, DESCONSIDERE O PRIMEIRO )

    1 ° assunto :
    Qualidade de vida é um quesito que todos queremos adquirir,mas para isso devemos pensar nas consequências em que tal pode causar ,portanto,será que se todos juntos colaborarmos com o meio ambiente, preservando-o, reciclando e reutilzando os lixos,
    não podemos sim,ter uma ótima qualidade de vida?


    2° Assunto :
    No meu ponto de vista,a campanha '' Saco é um Saco", foi uma total perca de tempo, pois vários lugares ainda não adquiriram esse processo,mas também o que adiantaria adquirir ,se para usarem essas sacolas ecológicas necessitam ainda sim das sacolas plásticas ?
    As pessoas não devem se preocupar com o mal cheiro e sim ,com os danos que sacolinhas plásticas estão causando !

    3° Assunto :
    Será que Brasilia, irá aguentar por muito tempo , esse ritmo de poluição atmosférica?
    Em consequência de todos esses desgastes ambientais , não é só Brasilia que vai sofrer sérias consequências, várias outras cidades também , pelo fato de estarem pensando somente na questão lucrativa, e não percebendo que o meio ambiente deve ser tratado com carinho , e não desgastando- o .
    O Trânsito dessa cidade tanbém já está causando um certo encomado,não só para os moradores de Brasilia, mas também para quem há visita .

    ResponderExcluir
  16. Nome: Skarlat Lorrane Dantas n° 35 9° ano1 Sala: Victor Hugo.

    Comentário: O texto mostra a mais pura realidade do que esta acontecendo em todo o mudo.
    O ser humano fala o tempo todo que o mundo esta acabando, mas não vê que ele mesmo esta contribuindo para que isso aconteça. Ex: a poluição do ar: as pessoas acham o máximo andar de carro, mas não vê que estão poluindo o ar e acabando com a sua própria saúde. O lixo jogando em lugares não apropriados, e a sacolas plásticas ecológicas, que não tem nada de ecológico. Enfim dizem uma coisa, mas fazem outra!!!

    ResponderExcluir
  17. Nome: Nathália Espírito Santo Monteiro n° 31 9° ano 1 Sala: Victor Hugo Alerta aos Ambientalistas
    Comentário: O texto nos mostra que as pessoas atualmente só preocupam consigo mesmo, vivem poluindo, jogando lixo na rua enfim acabando com a natureza. Mas não vê que eles estão acabando com a diversidade e comprometendo não só o seu futuro mais os das próximas gerações que ainda estão por vir, seus filhos seus netos etc. E os carros que só aumenta a população e acha aquilo a coisa mais linda do mundo. No texto lido da campanha governamental da sacola eles falam que não pode utilizar as sacolas plásticas, pois não são ecológicas, mas eles utilizam as sacolas do mesmo jeito, e o pior de tudo fica fazendo papelão em rede nacional inventando desculpas esfarrapadas.

    ResponderExcluir
  18. Thaiane n°36 9°1

    De que adianta usar as sacolas da campanha se dentro das mesmas estará o problema?? Isso que e falta de respeito com o meio ambiente.
    As pessoas hoje em dia não estão nem um pouco interessadas em cuidar do que e nosso só ligam para como estão hoje, mas esquecem que ainda ha varias gerações e que se não mudarem seu modo de agir e pensar o luxo de hoje trará a miséria, a seca,etc. de amanhã ai se lembrarão de como e importante preservar o nosso planeta..
    Que tal nos conscientizar enquanto ainda ha tempo e comerçamos a fazer a diferença, comece hoje mesmo, fazendo sua parte.

    ResponderExcluir
  19. Karla nº18 9º 1
    Acho que as pessoas deveriam ter mais consciencia do que fazem.Se elas poluirem vão esta fazendo mal a si mesma.Ainda mais hoje em dia, o planeta cada vez mais seco.Várias iniciativas são feitas para conscientizar as pessoas a começarem a se importa com o planeta!So basta querer ajudar!!

    ResponderExcluir
  20. 9º 1 - nº 17

    Parece que as pessoas ainda não entenderam esse ciclo que acontece. Elas poluem, desmatam, desperdiçam, mas toda essa maldade com a natureza volta para elas em forma de falta de chuva, umidade do ar baixa, sol muito quente que gera focos de incêndios em lugares muito secos. Isso nós podemos comprovar na televisão que passa todos os dias a revolta da natureza contra o homem.
    As pessoas só vão se conscientizar quando as coisas piorarem muito mais do que já estão.
    Todos nós queremos viver num planeta melhor, ecológico. Mas de que adianta se algumas pessoas se importam e outras não?
    Tudo que temos hoje foi retirado da natureza, ao invés de maltratá-la, por que não devolvemos a ela o que ela precisa? O respeito.
    Por que não pensamos antes de jogar algo no chão? Coisas mínimas podem ajudar e muito a mudar o planeta que pede socorro. E que um dia seremos nós que vamos pedir socorro, se é que já estamos.

    Ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
  21. - As pessoas não dão a mínima importancia se estao poluindo o ambiente ou não , continuam produzindo o lixo em grande quantidade esquecendo do impacto que traz para o meio ambiente.

    - Se ja tem a sacola ecológica , para que colocar os produtos dentro da sacola de plástico ?! Dessa forma, a campanha não estará ajudando em nada, pois não esta sendo feita da maneira correta.

    - Se cada pessoa saisse de ônibus ou ate mesmo de bicicleta, o planeta não estaria com tanta poluiçao , e o ar seria mais puro.



    Nathália Pereira
    9ºI

    ResponderExcluir
  22. se o mundo parasse para pensar um pouquinho pra ver o que esta acontecendo ..elas iriam perceber q estão erradas e começar do 0...o mundo merece respeito..pois eh o nosso lar..HELLO SE LIGA PESSOAS
    9°1

    ResponderExcluir
  23. É um absurdo o que as pessoas fazem com a natureza, a falta de consciência gera o que hoje estamos sofrendo. Muito calor, falta de chuva, etc. Tudo isso poderia mudar se todos colaborassem e realmente quisessem mudar o nosso planeta.

    9º 1 - nº 22

    ResponderExcluir
  24. Stefany Dantas 9º ANO 2 Fernado sabino nº37.24 de setembro de 2010 às 19:53

    A poluiçao ambiental está se agravando cada vez mais. Devido fatores comuns, como citado no texto acima, o excesso de lixo produzido por nos seres humanos, o alto fluxo de contaminação do ar, onde as grandes causas são as fumaças liberadas pelos automóveis. Tentando "tapar o sol com a peneira" desenvolveram as tão faladas sacolas ecológicas(sacolas reaproveitáveis), tendo por objetivo diminuir o impacto ambiental causado pelas sacolas plásticas. Daí surge a pergunta: de que adianta o desenvolvimento dessa nova técnica de preservação, sendo que as mesmas causadoras de tamanha poluição continuam frequentes em nosso meio, isto é, dentro das próprias sacolas ecológicas, penso eu, que seja apenas uma estratégia de marketing ou até mesmo tentar minimizar um problema tão polêmico porém tao pouco discutido....

    ResponderExcluir
  25. As pessoas tem que rever os seus conceitos diante da natureza. São tantas as destruições causadas que a natureza não aguenta mais. E nós sofremos muitas consequências com a nossa falta de respeito com o meio ambiente. O homem é tão inteligente para criar muita tecnologia avança, porque não é inteligente para preservar e tentar ao máximo não destruir mais a natureza. Se prestarmos mais atenção com o que está acontecendo com o mundo, talvez mudaríamos o nosso conceito.

    9º 1 - nº 01

    ResponderExcluir
  26. ... e o pior de tudo é que parece que as pessoas estão cegas para esse tipo de problema como o da sacolinha. As pessoas deviam se conscientizar, porque fazemos parte da natureza e quando as desrespeitamos estamos desrespeitando a nós mesmos. As consequências estão aí.

    ResponderExcluir
  27. Consciência e amor à natureza, é o que está faltando!

    ResponderExcluir
  28. Rafaela Soares 9°1 n° 32

    O nome lixo já diz tudo, mas não é que é um lixo que devemos jogar em qualquer lugar. Talvez esse lixo possa ser reciclado, igual as sacolas pláticas, que poderão ser usadas de novo e de novo.

    O ar a cada dia vai ficando mais seco, assim nos prejudicando a cada dia, que atráves de canos de descargas, de fumaças, etc, somos afetados.

    ResponderExcluir
  29. As pessoas só si daram conta do que estao causando com essa falta de conciencia quando verem realmente diante dos seus olho graves consequencias...muitas das pessoas quando ouve falar em aquecimento global acham que éh besteira que naum vai acontecer nada..
    Essa falta de "inteligencia" está em evidencia, que essas atitudes tem que mudar, só naum vê quem nao quer.
    Nome : chrís lorrane 9°4 n°05

    ResponderExcluir
  30. Tudo isso tem q mudar , e temos q fazer a nossa parte e tentar fazer com que os outros fazem a parte deles ,

    Carla Gabriela nº02
    9º1

    ResponderExcluir