Trabalho do Módulo 12 da Unimontes – Profª Márcia Frota
Um professor experiente não necessariamente será um educador moderno. Para ser moderno, o educador deve se adaptar a uma realidade de grande velocidade e quantidade de fluxos tangíveis e intangíveis, e realizar o propósito de promover oportunidades de aprendizagem de qualidade a alunos de ritmos e realidades diferentes.
Num mundo em que o professor não é mais a peça central do processo de transmissão de informações, ele deve ser alguém disposto a atuar pelo sucesso coletivo através do compartilhamento de conhecimentos e experiências.
Assim, além das características próprias de um professor experiente, como estimular a participação dos alunos, mediar do conhecimento ensinado e avaliar a aprendizagem, ele precisa:
- ser atualizado em relação aos múltiplos conhecimentos gerados a cada momento em nossa moderna sociedade da informação;
- ser capacitado para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, muito usados pelos alunos em casa e agora presentes no cenário educacional, que se constituem em excelentes ferramentas pedagógicas para a construção colaborativa e compartilhada do conhecimento;
- ser compreensivo e flexível em relação a diferentes rotinas, ritmos de aprendizagem, distâncias e culturas dos alunos;
- ter disposição para aprender e se atualizar de modo continuado, e para trabalhar de forma colaborativa em grupo.
Winnetou – Paracatu
Nenhum comentário:
Postar um comentário